Bem-vindo Visitante. Entrar ou Registrar

0 Respostas

Imobiliária pode aumentar o aluguel ou criar alguma taxa extra subitamente?

Pergunta por: 594 visualizações
Contratos, Legislação, Obrigações

Aluguei um imóvel (kitnet) com uma imobiliária. O imóvel se trata de um \”sobrado grande\” que foi dividido em várias kitnets (quarto, cozinha, banheiro e lavanderia coletiva), todas alugadas pela mesma imobiliária e com um único proprietário/locador. Não há nenhum condomínio instituído nem qualquer taxa ou conta além do aluguel fixo. 
Nas cláusulas do contrato, consta expressamente que \”o pagamento de água, esgoto, energia elétrica e IPTU são responsabilidade do LOCADOR\”. Nenhuma das kitnets paga nenhuma dessas contas, pagamos apenas os aluguéis (para a imobiliária), e o pagamento dessas contas são feitas pelo locador. Que eu saiba, as despesas de água e luz não são nem divididas por kitnet, sendo calculadas como um único imóvel.

No entanto, a imobiliária mandou um informativo afirmando que as contas de água e energia estavam vindo muito caras (cerca de %60 a mais do que no mês anterior), e que se não começassemos a economizar, eles tomariam providências e poderiam aumentar o valor do aluguel. Eles não mostraram (nem nunca mostraram) nenhuma conta de água/luz para verificarmos se isso é verdade.

Gostaria de saber se eles podem realmente aumentar o valor do aluguel ou criar alguma taxa de condomínio que não consta no contrato (o que é injusto, já que um consumo maior por parte de alguma kitnet faria com que todos pagassemos mais) e o que poderíamos fazer a respeito.   

Responder Pergunta