Bem-vindo Visitante. Entrar ou Registrar

0 Respostas

Curso Profissionalizante – Concurso

Pergunta por: 598 visualizações , ,
Concurso

Fui classificado, através de concurso público, para o cargo de Técnico em Arquivo.

 São Pré-requisitos para ingresso no cargo: 

– Técnico em Arquivo: Ensino Médio Profissionalizante Completo; ou Ensino Médio Completo e Curso Técnico de Nível Médio em Arquivologia ou área correlata; ou Ensino Médio Completo e Curso Profissionalizante na Área de Arquivologia ou área correlata; ou Ensino Médio Completo e treinamento específico em técnicas de arquivo em curso ministrado por entidades credenciadas pelo Conselho Federal de Mão-de-Obra, do Ministério do Trabalho, com carga horária mínima de 1.110h, nas disciplinas específicas conforme a Lei nº 6.546/1978, regulamentado pelo Decreto nº 82.590/1985.

Atualmente, possuo ensino médio completo, graduação em Gestão de Pessoas e com Graduação em Direito em andamento. 

Não possuo curso nenhum tipo de curto Técnico Profissionalizante na área ou em área correlata. 

 

Minha dúvida é sobre o Curso Profissionalizante na Área de Arquivologia:

“…ou Ensino Médio Completo e Curso Profissionalizante na Área de Arquivologia…”

Gostaria de saber qual é o conceito jurídico de Curso Profissionalizante. São aqueles cursos oferecidos por empresas devidamente legalizadas, mas que não necessitam de autorização do MEC e que possuem carga horária baixa? 

Pergunto isso, pois só possuo esses tipo de Curso Profissionalizante em arquivologia, também chamado de Curso Livre (juridicamente curso livre é igual a curso profissionalizante?).

Moro no Acre, não possuímos nenhum curso presencial técnico ou profissionalizante na área, minha única opção são os Cursos Livres Ead. 

Pelo o que consta como pré-requisito para ingresso no cargo e através dos meus cursos profissionais, não possuo impedimentos para ingressar no cargo?

Responder Pergunta